Na primeira parte: Apresentação da AMAVC – Sandra Issida Gonçalves, criação, objetivos, trabalhos desenvolvidos.
Dr Gustavo Daher – neurologista – falou sobre o AVC, suas causas e consequências, posicionando como a segunda maior causa de morte do mundo! A palestra sempre conquista pela simplicidade das explicações e abordagem direta ao coração.
Dra Giselle Faria – fisioterapeuta – importância da reabilitação pós AVC e pesquisa na UFMG. Fez convite aos avecistas para integrarem nos estudos e depois conduziu um alongamento bem relaxante.
Devido ao calor, antecipamos o horário do lanche para que pudessem se hidratar com sucos e agua, foram servidos sanduiches de frango desfiado, pão de queijo, salgados, saladas de frutas sem açúcar e biscoitos.
Depois passamos o vídeo tutorial dos produtos que desenvolvi e que foi gravado voluntariamente pela Agência Marujos. Teve grande repercussão e aceitação, logo postaremos nas redes sociais.
Dr Thiago Helton – jornalista, advogado e cadeirante– importância da conscientização do papel da pessoa com deficiência em se valorizar e procurar seus direitos. Carismático e convincente atraiu a atenção de todos.
Dra Mariana Batista – advogada – direitos das pessoas com deficiência, como adquiri-las ou pleitea-las através de pedidos ou ações judiciais. Apresentou com primor as ações para melhorar a saúde e qualidade de vida, mas que poucos conhecem.
Os estudantes de enfermagem da Utramig aferiram pressão arterial de todos participantes que estavam na plateia. Havia 2 enfermeiras da prefeitura a disposição também no salão ao lado. Na entrada do Lions havia uma ambulância do Hospital na Residência todo equipado com enfermeiros, equipamentos e medicamentos para atendimento de emergência. Felizmente não houve intercorrências. Prevenção é o que importa!.
Finalizamos com o sorteio de livros que foram doados pela escritora Adriana Fóz: A cura do cérebro e pelo Renato Mariz : A leveza que a vida tem e o AVC.