Imunização contra a gripe reduz o risco de AVC em um quarto

2 min - Tempo de leitura

vacinarubeola-85946A vacinação sazonal contra a gripe pode reduzir o risco de sofrer um AVC em quase um quarto. Este é o resultado de um estudo britânico publicado na revista científica “Vaccine”.

Pesquisadores da Universidade de Lincoln e da Universidade de Nottingham analisaram dados de mais de 47.000 pacientes que sofreram AVCs ou ataques isquêmicos transitórios entre 2001 e 2009. Eles compararam os dados com registros de vacinas contra a gripe e pneumococos administradas nesse período.

O estudo revelou que o risco de AVC na mesma temporada de gripe em que a imunização foi feita foi 24% mais baixo do que nas pessoas não vacinadas. Quanto mais cedo a imunização era feita, mais forte o efeito. No entanto, nenhuma associação foi encontrada entre as vacinas conta a gripe e os ataques isquêmicos transitórios, ou entre as vacinas pneumocócicas e o risco de AVC.

O efeito protetor da vacina corresponde ao que já foi descoberto há anos sobre o risco de infarto. Um motivo para isso foi que os AVCs costumam ocorrer mais frequentemente durante a época de frio e as infecções aumentam esse risco. De qualquer forma, os achados afirmam que a imunização anual não foi significativa somente para a prevenção de infecções, disse o pesquisador principal, da Universidade de Lincoln.

Fonte e Imagens: Univadis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.